Volkswagen anunció la semana pasada una inversión de 3.240 millones de dólares para sus cuatro fábricas de Brasil. El desembolso permitirá lanzar 16 nuevos modelos de vehículos hasta el año 2028, incluyendo la producción del nuevo "Gol SUV" (ver nota) y la pick-up compacta que VW analizó fabricar en Argentina, pero que finalmente decidió radicar en Brasil (leer nota).

El anuncio de inversión se realizó con un acto en la Fábrica Anchieta, ubicada en las afueras de Sao Paulo. Allí asistieron el presidente de Brasil, Lula da Silva, y su vice Geraldo Alckmin. En la puerta del edificio se encontraron con una sorpresa: un inédito Virtus Cabrio, que fue diseñado, desarrollado y fabricado en Anchieta especialmente para que Lula y su comitiva recorrieran la planta de producción.

Se trata de un ejemplar único, pintado en color Azul Biscayne y equipado con el motor 1.4 TSi (150 cv y 250 Nm). La unidad cuenta incluso con una barra especial de agarre, para que los pasajeros traseros puedan pasear de pie dentro del vehículo.

Es una tradición de la fábrica de Anchieta el desarrollo de vehículos especiales para las visitas presidenciales. En el pasado ya lo hizo con modelos de Fusca (1959 y 1993), Polo Sedan (2003) y Fox (2005).

El Virtus Cabrio pasará a formar parte de la colección del "Garagem VW", un museo de vehículos históricos ubicado dentro de la propia planta de producción. Hay más información en la galería de fotos y el comunicado de prensa, acá abajo.

Galería: Vw Virtus Cabrio - Lula Da Silva

Ocultar comunicado de prensa Leer comunicado de prensa

Comunicado de prensa de VW Brasil

Virtus Cabrio: conheça o carro-conceito feito pela VW do Brasil

– Marca alemã transforma o Virtus, o sedã com o maior espaço interno do segmento, em veículo especial para visita presidencial na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo;

– Showcar aparece na cor Azul Biscay, equipado com motor 250 TSI; unidade tem adaptações de projeto que envolvem reforços na carroceria, aumento do assoalho e modificações de sistemas eletrônicos;

– Unidade será destinada ao acervo da Garagem VW e ficará ao lado de demais veículos especiais, esportivos e protótipos;

– Virtus é o quinto veículo que a Volkswagen confecciona para este tipo de evento. No passado, já foram construídos Fusca, Polo Sedan e Fox conversíveis, para os anos de 1959, 1993, 2003 e 2005, respectivamente

São Bernardo do Campo (SP) – O Virtus carrega em sua essência a função de ser um carro espaçoso, luxuoso e confortável. Por essas características tão marcantes, o três-volumes foi o escolhido para um projeto especial da Volkswagen, que o transformou em um veículo exclusivo para a visita presidencial na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo. O modelo foi usado na ocasião do anúncio sobre o novo ciclo de investimentos da marca no Brasil.

Assim como todo showcar, o Virtus Cabrio tem muitas particularidades. Trata-se de uma unidade que mescla atributos das versões Highline e Exclusive. Um carro com exterior pintado na cor Azul Biscay, rodas 18 polegadas com acabamento escurecido, interior com bancos, painel e apliques de porta em preto e motor 250 TSI atrelado ao câmbio automático de seis marchas. Cerca de trinta profissionais da área de Desenvolvimento do Produto, com suporte da área de Qualidade, tiveram seis semanas para a entrega do veículo. O tempo, aliás, foi um dos principais desafios do time. “Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., Diretor de Desenvolvimento Técnico da VW.

Para a criação do carro-conceito foi feita a remoção do conjunto do teto. A partir daí, com a ausência das continuações das colunas B e C, foi preciso reforçar outros pontos do veículo, no sentido de alcançar uma boa rigidez. Já para proporcionar um espaço mais amplo entre os bancos dianteiro e traseiro, o assoalho foi alongado promovendo modificações inclusive no tamanho do tanque de combustível alojado na parte inferior do assoalho. Além disso, o banco traseiro também sofreu modificações com um design exclusivo para este modelo especial. “A cada etapa de construção do veículo crescia o entusiasmo do time em ver a obra de arte concluída“, relembra Carnielli.

Foram desenvolvidas novas peças de acabamento externo, como partes de fechamento das colunas e portas, bancos e tanque de combustível. Também foi acrescentada uma barra transversal na região da coluna B, para que os ocupantes traseiros, quando de pé, tivessem apoio e segurança. Por fim, foram modificados alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.

Conceitos conversíveis

O Virtus é o quinto showcar conversível que a Volkswagen do Brasil confecciona para ocasiões de visitas presidenciais em sua planta. Já foram construídos Fusca, em 1959 e em 1993, Polo Sedan, em 2003, e Fox, em 2005.

O Virtus Cabrio já tem destino certo. A unidade será destinada ao acervo da Garagem VW e ficará ao lado de demais veículos especiais, esportivos e protótipos da marca. Dividirá espaço com outras relíquias como o projeto BY e o VEMP, que nunca chegaram às ruas, além de Polo Sedan e Fox conversíveis, que também estão por lá.

Enviá tu noticia a novedades@motor1.com