Tras el anticipo realizado la semana pasada por los directivos de Stellantis (ver nota), Fiat presentó anoche en Brasil el nuevo Pulse Abarth. Se trata de la versión deportiva firmada por la marca del Escorpión y desarrollada sobre la base de la nueva SUV de Fiat para el Segmento B (chico).
La develación se realizó a la medianoche de Brasil, durante la emisión del programa "Gran Hermano", que es el más popular de ese país. El Pulse Abarth se sumará a una larga lista de modelos firmados por Abarth que fueron desarrollados y fabricados específicamente para Brasil, como los Stilo Abarth y Fórmula 4 Abarth.
En el comunicado de prensa oficial (leer abajo), Stellantis no brindó detalles sobre la mecánica del modelo, aunque las imágenes permiten apreciar su diseño desde todos los ángulos (ver galería abajo).
Todo indica que el Pulse Abarth llevará el nuevo motor 1.3 turbonafta que ya utilizan varios modelos de Stellantis, como las Fiat Toro (leer crítica) y Jeep Compass (leer crítica).
El lanzamiento del Fiat Pulse está previsto para el mes que viene en la Argentina (ver equipamiento y versiones). Se espera que la llegada del Pulse Abarth a nuestro mercado se produzca poco después de su comercialización en Brasil, prevista para el último trimestre del 2022.
Con la llegada del Pulse Abarth a la Argentina se ampliará la gama del Escorpión, que ya cuenta con el 595 Turismo importado de Italia (leer crítica). Tanto en Brasil como en la Argentina se espera que los concesionarios Fiat tengan un especio especial dedicado para los productos de Abarth.
Hay más información en la galería, el video y el comunicado de prensa, acá abajo.
Galería: Fiat Pulse Abarth
VIDEO: Ranking Motor1 - Abarth 595 Turismo
Comunicado de prensa de Stellantis Brasil
Fiat confirma a chegada da Abarth ao Brasil
* Primeiro modelo da marca será o Pulse Abarth, com lançamento previsto para o último trimestre deste ano
* Plataforma digital exclusiva vai conectar o aficionado ao universo Abarth
* Concessionárias terão espaço dedicado e colaboradores especialmente treinados
Em mais uma iniciativa ousada, a Fiat aproveitou a “vitrine” proporcionada pelo Big Brother Brasil e, neste domingo (13), apresentou a marca Abarth para todo o país.
Em um movimento inédito em seus 73 anos de história, a marca do escorpião retorna ao Brasil na forma cativante de um SUV com, principalmente, seis características únicas ligadas à Abarth: Performance, Tecnologia & Inovação em carros Feito sob Medida com uma Direção Provocante para uma Legião de Apaixonados, responsáveis por construir seu Legado.
“Nosso planejamento visa a implementação da marca Abarth, e não apenas o lançamento de um novo produto. A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat”, afirmou Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul (Brand e Comercial).
Desenvolvido no Brasil e com produção nacional, o primeiro produto da marca será o Pulse Abarth, previsto para chegar no último trimestre do ano. Com ele virá uma série de iniciativas para implantar a marca no país. O executivo destacou a primeira delas. “Nesta segunda-feira entra no ar a plataforma digital que criamos para nos aproximar deste cliente apaixonado por performance. Ao se cadastrar nela, ele vai começar a receber informações exclusivas sobre a marca e sobre o Pulse Abarth ao longo dos próximos meses, até que o modelo seja lançado oficialmente”. O interessado pode acessar a plataforma por meio do link abarth.fiat.com.br
Outra medida diz respeito à rede de concessionárias Fiat, que terá lojas especializadas na venda de Abarth, com identidade visual exclusiva e que contará com vendedores especialmente treinados para um atendimento dedicado.
A história da marca intimamente ligada a competições também poderá ser conferida no Brasil, que este ano vai abrigar a Fórmula 4, equipada com motores Abarth.
“É um privilégio participar deste momento da marca Abarth, que certamente vai proporcionar experiências extraordinárias para os nossos clientes e para todos os apaixonados por velocidade e esportividade”, concluiu.
Um novo capítulo no Brasil
A Abarth já teve dois modelos vendidos no país. Em 2002 foi o Stilo. A versão mais potente do hatch era equipada com um motor cinco cilindros, 2,4 litros, 167 cv de potência e 22,8 kgfm de torque. Sua velocidade máxima era de 212 km/h e a aceleração de 0 a 100km/h em apenas 8,4 segundos.
Já em 2014 foi a vez com o icônico 500 Abarth que, ainda mais rápido, fazia de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O compacto era equipado com o propulsor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cv e 23 kgfm. O design também trazia referência à esportividade da marca, com 16 elementos espalhados pela carroceria e interior do modelo, compondo linhas e contornos exclusivos.
Além disso, contava com duplo escapamento cromado, exclusivos faróis e rodas de liga leve de 16 polegadas, faixas laterais nas cores vermelho, branco e preto e capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.
Agora, a história ganha um novo capítulo com o Fiat Pulse Abarth.