Fiat presentó hoy la nueva Toro (2022). La pick-up para el segmento compacto recibió un restyling donde incorporó novedades de diseño, más equipamiento de seguridad y novedades mecánicas.

La Toro (2022) se develó hoy en Brasil, donde se produce, y su lanzamiento para la Argentina está confirmado para el segundo semestre de este año. El nuevo modelo reemplaza a la Toro que se comercializó en nuestro país desde mayo de 2016 (leer críticas).

El rediseño incluye un cambio completo en la trompa, que incluye nuevos paragolpes, parrillas, faros y hasta un capot más "musculoso", como definió el diseñador Peter Fassbender. El emblema de Fiat ahora es más grande en la trompa y sumó la bandera italiana, como ya se vio en los nuevos Cronos y Argo.

El nuevo motor 1.3 turbonaftero con 185 caballos de potencia y 270 Nm de torque complementará la oferta de motorizaciones en la nueva Toro. En una primera etapa, no reemplazará a ninguna de las mecánicas ya existentes. Si bien en el caso de la Compass este motor reemplazó al veterano 2.4 TigerShark, en el caso de la pick-up de Fiat se posicionará a mitad de camino entre la oferta de los actuales 1.8 E.Torq (naftero, atmosférico) y 2.0 Multijet (turbodiesel). El nuevo impulsor estará acoplado a una caja automática de seis marchas.

Toda la información oficial está en las fotos, el video y el comunicado de prensa de acá abajo. La configuración de la Toro (2022) y los precios para el mercado argentino se informarán al momento del lanzamiento en nuestro país.

***

Nueva Fiat Toro (2022): fotos, datos y video del restyling de la pick-up compacta
Resumen de novedades de la nueva Fiat Toro.

Nueva Fiat Toro (2022): fotos, datos y video del restyling de la pick-up compacta
Comparación de la Fiat Toro contra otras pick-ups (incluyendo medianas).

Nueva Fiat Toro (2022): fotos, datos y video del restyling de la pick-up compacta
Origen de los clientes brasileños que compran la Fiat Toro.

Fiat, Jeep y Ram anunciaron once lanzamientos para este año en la Argentina

Todos los lanzamientos de Fiat, Jeep y Ram para Argentina en 2021.

***

VIDEO: Lanzamiento Fiat Toro (2022)

***

Comunicado de prensa de Stellantis Brasil Fiat apresenta Nova Toro: mais estilo, maior performance, mais conectada e ainda mais tecnológica

• Referência em design, picape traz desenho ainda mais moderno
• Interior totalmente novo e com maior número de porta-objetos para mais comodidade
• Com tecnologia global, novo motor Turbo 270 com 185 cv é o propulsor flex com produção nacional mais moderno, potente e de maior torque do Brasil
• Veículo traz plataforma completa de serviços conectados, em parceria com a TIM, e conteúdos inéditos no mercado brasileiro, com toda conveniência em uma nova experiência para o usuário, além de carregador de smartphone sem fio e nova central multimídia de até 10,1”
• Tecnologia da picape é expressada em recursos como o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, faróis FULL Led e Cluster Full Digital de 7”
Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total – a Fiat Toro passa por sua mais importante evolução desde o lançamento, em 2016.

Modelo único em seu segmento por servir ao trabalho e ao lazer, com tamanho ideal para uma picape urbana e custo-benefício muito favorável diante de concorrentes de porte maior, a Fiat Toro foi a escolha de quase 300 mil clientes até o momento.

Esse resultado colocou rapidamente a picape na segunda colocação em vendas do Brasil, atrás apenas da Nova Fiat Strada, líder de sua categoria há 23 anos. Isso faz da Fiat a maior vendedora de veículos do gênero e a marca que mais entende o consumidor de picape em território nacional. Com a chegada da Toro ao mercado, a Fiat, que detinha 33,1% de market share de todo o segmento em 2015, passou para 55,1% atualmente. Isso significa que uma em cada duas picapes de todas as categorias comercializadas no país saem das concessionárias da marca ítalo-brasileira.

Em sua primeira renovação, a Fiat encontrou um desafio bastante particular ao atualizar um modelo tão singular. Apoiada em pesquisas de clientes e extensos estudos de tendência, a marca desenvolveu seu novo veículo sobre quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia.

Referência em design que vai além de seu segmento, a Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.

Uma das novidades mais notáveis da picape diz respeito à performance. A Nova Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil. São 185 cavalos e 270 Nm de torque com etanol. Traz ainda versões com motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4x2 ou 4x4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer, proporcionando prazer na direção como poucos veículos no mercado.

O futuro já chegou para a Nova Fiat Toro. Tanto que a picape, no quesito conectividade, passa a oferecer carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e uma plataforma completa de serviços conectados inédita no mercado brasileiro. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wifi dedicado, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, líder em cobertura 4G e com a maior rede de Internet das Coisas (IoT) no país. A parceria com a TIM Brasil foi anunciada no final de outubro de 2020, e inclui o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo, ampliando a experiência de conectividade com conteúdo e qualidade.

A picape também ganhou itens de tecnologia que a colocam em um patamar de destaque diante inclusive de veículos de maior porte no segmento. Um deles é o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista que oferece mais conforto na condução e, principalmente, segurança para condutor e passageiros. Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT proporciona uma melhor visualização das informações com imagens e mensagens completas.

Está claro que a Nova Toro ficou muito mais atraente para se comprar. E para mantê-la não será diferente pois o pós-vendas é outro aspecto que evoluiu significativamente. Para as versões com o novo motor Turbo 270, o pacote das três primeiras revisões tem o valor mais competitivo do segmento, custando menos até do que na atual Fiat Toro 1.8. A Mopar trabalhou igualmente forte para oferecer a maior lista de acessórios entre todas as picapes. Há, por exemplo, novos estribos, tapetes, santoantonio e até uma capota rígida de caçamba, de alumínio, que pode ter acionamento elétrico.

A linha 2022 da Nova Fiat Toro é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias da marca, composta por cerca de 520 lojas em todo o Brasil, a partir de 15 de maio.

***

VIDEO: Fiat Toro (2022)

Galería: Nueva Fiat Toro (2022): fotos, datos y video del restyling de la pick-up compacta