Volkswagen presentó en Brasil los nuevos Polo GTS y Virtus GTS. A un año de su develación en forma de prototipos (ver nota), las versiones de producción se presentaron durante una conferencia de prensa en la planta de Anchieta (estado de San Pablo).

Las GTS son las versiones más potentes y con estética deportiva del hatchback y el sedán de VW para el Segmento B (chico). Llevan el conocido motor 1.4 TSi (150 cv y 250 Nm), combinado con caja automática Tiptronic de seis velocidades. Este conjunto mecánico será el mismo que equipará la T-Cross Turbo, también en 2020 (leer más).

Los dos GTS tienen detalles de estética deportiva, como llantas de aleación de 17 pulgadas, escapes dobles, filetes rojos e interior con butacas integrales y volante en cuero.

Los Polo GTS y Virtus GTS se lanzarán a la venta en Brasil a comienzos de 2020 y poco después llegarán a la Argentina. Se ubicarán al tope de la gama de los Polo y Virtus actuales, que hoy cotizan en 1.38 millones de pesos para las versiones Highline Tiptronic.

***

VW presentó los nuevos Polo GTS y Virtus GTS: confirmados para la Argentina
La presentación de los Polo GTS y Virtus GTS en Brasil la realizó el ejecutivo argentino Pablo Di Si, presidente de VW Latinoamérica.

***

Comunicado de prensa de VW Brasil Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS: a lenda está de volta

A lenda está voltando. Após o grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, a Volkswagen apresenta agora Polo GTS e Virtus GTS, modelos que combinam tecnologia, inovação e tradição – trazendo à tona o saudosismo dos aficionados pela linha esportiva que fez sucesso no mercado brasileiro nas décadas de 1980 e 1990. Os modelos fazem sua estreia na celebração dos 60 anos da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos. Sua chegada ao mercado será no início de 2020.

Polo GTS e Virtus GTS são os primeiros veículos esportivos desenvolvidos no Brasil sobre a Estratégia Modular MQB. Os modelos são equipados com motor 250 TSI (250 Nm de torque e 150 cv de potência) e câmbio automático de seis marchas – mesmo conjunto mecânico aplicado no Jetta, mas com calibragem mais esportiva.

Há várias diferenças no visual em relação ao Polo e ao Virtus Comfortline e Highline, por exemplo. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho que liga os dois faróis – características marcantes nos veículos “GT” da Volkswagen em todo o mundo.

As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17. O Polo GTS também tem defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas do Polo GTS são de LED, com assinatura noturna exclusiva, e no sedã são escurecidas.

No Virtus GTS o defletor traseiro também é preto só que, em vez de ficar sobre o vigia, fica sobre a tampa do porta-malas. No Polo GTS a saída de escapamento é dupla.

Internamente, os modelos contam com o painel digital (Active Info Display) com iluminação em vermelho. Além disso, toda a cabine é escurecida: teto, bancos, laterais de porta e painel.

O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas, além de ter a sigla “GTS” na haste da base. O mesmo tom de vermelho dá acabamento às molduras da saída de ar e da base da alavanca de câmbio. Tapetes e bancos também têm detalhes em vermelho.

Os bancos são exclusivos dos modelos, mais esportivos e sofisticados. O encosto de cabeça é integrado ao banco, que é forrado com tecido inédito, mesclado com couro, com linhas horizontais inspiradas nos modelos da década de 1980 e com a inscrição “GTS”.

Os modelos são equipados com o mesmo conjunto de motor e transmissão: sob o capô, trazem o motor 1.4 TSI produzido pela Volkswagen na Fábrica de São Carlos (SP), que desenvolve potência de 150 cv (etanol ou gasolina). Seu torque máximo é de 250 Nm (25,5 kgfm), independentemente da mistura de combustível. Esse motor está combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com pegada mais esportiva). O conjunto exibe excelente compromisso entre desempenho, economia e conforto.

A lista de equipamentos dos modelos é extensa e inclui itens exclusivos no mercado nacional, como o painel totalmente digital (Active Info Display), sistema de som Beats e o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que integra o ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

Polo GTS e Virtus GTS contam ainda com o “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”. No modo esportivo é acionado o atuador sonoro, outro item exclusivo, que amplifica a experiência esportiva ao volante e entrega mais prazer ao dirigir.

Os modelos serão oferecidos em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado – esta exclusiva para o Polo GTS) e metálicas (Prata Sirius, Azul Night e Cinza Platinum).

Galería: VW presentó los nuevos Polo GTS y Virtus GTS: confirmados para la Argentina

Enviá tu noticia a novedades@motor1.com